quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ESG

Obrigada a todos aqueles que fizeram com que hoje sentisse que dias fantásticos passaram por mim, mesmo só me apercebendo disso uns meses mais tarde. 

Quem diria que, por detrás daquele portão verde e daquelas paredes pintadas de branco, se escondiam muitas saudades adormecidas?
É verdade, como diz a professora Ana Catarino, "Afinal a ESG marca". 
Hoje, ao entrar naquela, que durante 3 anos foi a minha escola, revivi momentos. Uns bons, uns nem tanto. Entrei na sala de aula onde a professora de português estava a dar a aula. Pedi para entrar. Ela já esperava a visita. Explicou quem eu era e o que tinha ido lá fazer. Fiquei contente por notar naquela voz sempre tão firme, uma nota de vaidade e orgulho quando disse "Esta é a Catarina e foi minha aluna durante três anos!"
Assisti a um pouquinho da aula onde Caeiro foi a personagem principal e até tirei apontamentos na folha duma aluna [as saudades fazem-nos cometer loucuras : )]. Vagueei pelo bar, senti o cheirinho das torradas dos croissants e do café. Passei pelos corredores sem gente e pelas salas repletas de alunos. Então uma pequena nostalgia pairou sobre mim. Apeteceu voltar um ano atrás, entrar naquela escola, atrasada sempre, descer as escadas a correr, num dia de sol ou de chuva, entrar pela porta da sala 42A e dizer "Desculpe o atraso!" e de imediato abrir mochila, tirar os cadernos e os livros repletos de apontamentos e rabiscos sem interesse algum. Ouvir dum lado a Raquel "Diana fecha a janela que tenho frio", e do outro lado a Rita "Por favor abram a janela que deste lado está imenso calor!".
Sair para o intervalo e sentar-me ns mesas redondas. Deambular pelo campo de futebol, dar uns chutos na bola e ter sempre alguém (obrigada Diana) com quem estar e dar "a voltinha".
De facto, a ESG marca. Incrivelmente, nunca havia pensado dizer isto. Mas marca. Pelos professores, funcionários, pelas pessoas boas, más, ou assim assim. Marca por ela própria.
Passado um pouco, chegou a hora de partir. Ficaram para trás todas as pessoas maravilhosas, as paredes revestidas de branco com grafiftis e o portão verde fechado atrás de mim. E um mar de recordações guardadas bem cá dentro. Apesar de todos os momentos, bons ou maus, a ESG marcou.













sábado, 24 de outubro de 2009

Em poucas palavras

 Quantas vezes não fomos um para outro, um abrigo contra o frio?


Nunca foi preciso dizer muito para saberes o que eu tinha.
Sempre sabes limpar-me as lágrimas.
Sempre sabes entender os meus sorrisos.
Gostas das minhas maluqueiras,
dos meus estados de possuidez que te fazem rir e dizer "Pára já estou a sufocar Cat!"

Podemos nunca ter sido as melhores, as 'BEST FRIENDS'
mas sempre estivemos disponíveis uma para a outra
nem que fosse para ir a tua casa obrigar-te a comer.
Ou limpar-te as lágrimas.
Por isso, ser as melhores amigas também não importa muito pois não?

Soubemos sempre trabalhar juntas (como eu tenho saudades do secundário).
Sempre demos a volta por cima, como se costuma dizer.

Não é preciso dizer muito de alguém que nos quer bem.
Bastam, ainda que simples, as pequenas coisas da vida.

P.S. Saudades de croissants com fiambre e ice-tea's de pêssego :')

DiPig :)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Silêncio

Cai o silêncio nos ombros...

Escuta!
Não ouves nada?
É o silêncio que quer falar.

Vem aí,
vem submisso e não diz nada a ninguém.
Não tarda, seremos dois cúmplices desse silêncio.
Nada diremos um ao outro.
Nem sorrisos, nem lágrimas nem beijos.
Olhares brilhantes de adolescentes de quinze anos
inocentes, puros.

Disfarça, olha em torno de ti.
Fulmina-me com esse teu olhar terno
de quem tudo quer dizer
e de onde sai apenas silêncio.

Psiu! Vira-te mais uma vez
Quero olhar-te um pouco mais
antes de partires sem nada dizeres
E me deixes colada a este silêncio
Que me corrói por dentro,
e me preenche cada espacinho teu.


domingo, 18 de outubro de 2009

"Há palavras que nos beijam como se tivessem boca..."



Hoje escutei a tua voz .
É uma como tantas outras,
Mas é a tua voz.
Ouvi-la assim por entre metáforas e metonímias 
Dá vontade de sorrir e sonhar,
talvez um pouco mais, quem sabe?

E essas palavras que saem da tua boca
transformam-se numa doce fragância
imaculada, de doçura e faz estremecer.

Apenas uma voz carinhosa
sussura-me ao ouvido
arrepia as entranhas
eleva-se entre mil estrelas
e diz apenas estar comigo...

fala beijando um pouco mais,
recorre a todas essas comparações
eufemismos e enumerações
apenas para sentir
que a noite ainda não acabou
e que está presente a tua voz.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Viagem de Comboio

Um dia ensinaram-me que a Vida era como uma viagem de comboio. Que a nossa primeira estação era o nosso nascimento, e a partir daí começava a nossa jornada, rumo ao desconhecido. À medida que o tempo passa, ou melhor que a viagem continua, encontramos novas caras. Umas com quem simpatizamos de imediato, outras das quais nem sequer nos apercebemos que existem. 

Cada estação é uma nova descoberta. Algumas pessoas entram outras saem, tal e qual como na nossa vida. Umas dói quando partem, deixam a sua marca cá dentro. E outras fazem-nos sem darmos conta disso. E há ainda algumas que só depois de partirem é que sentimos verdadeiramente a sua falta. 

Mas a viagem continua. Cada dia é um dia. E enfim chegará o derradeiro dia, não se sabe quando, nem como, mas chegará. E será então a nossa vez de chegar ao destino. Restarão as recordações, os bons momentos vividos. E não sabemos o que nos espera. Apenas que partiremos sozinhos. E o resto... quem sabe? 



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Acender

Um conjunto de sentimentos e de emoções. Um retiro para re-acender a Chama que habita em nós e nos faz viver em cada dia. Ter chegado a casa de coração cheio, deu vontade de colocar mãos à obra. Um fim de semana passado na companhia dos amigos. E do Amigo. Os sentimentos falaram por si, choro de alegria e de orgulho. Orgulho em ser Chama, orgulho em sermos um grupo, orgulho em sermos UM. Não posso dizer que fomos muitos. Mas posso quase dizer que somos bons, e estivemos muito fortes ;)

Quantas vezes não deu vontade de desistir? De deitar tudo a perder? Quantas vezes não achamos melhor virar as costas só porque temos que enfrentar os problemas?

O Acender deu para reflectir e iniciarmos um novo ano com uma Chama do tamanho do Mundo. Então deixemos invadir-nos por esta Chama que é Cristo, e aproveite-mos esta oportunidade que Ele nos dá de viver para tirarmos melhor partido das nossas acções e sentirmos que fazemos as coisas certas invadidos pela Sua luz.