quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano Novo :)

Mais um ano que chega ao fim. Véspera de Ano Novo.
Pensamos então, com quantas pessoas eu não comuniquei, com quem é que eu não fiz as pazes, o que é que podia ter feito e não fiz, o que é que eu podia ter mudado e não mudei...
Todos os anos os mesmos pensamentos... Então, porque não esquecer as hipóteses e agradecer realmente aquilo que foi importante neste ano que passou?
Quero desde já desculpar-me se esqueço alguém que para mim foi importante neste 2009, que está prestes a acabar, mas mesmo não me lembrando agora, cada uma tem o seu espacinho cá dentro. Uns por coisas realmente boas, outros que não lhes vou chamar más, mas menos boas, porque é também com elas que crescemos.
Esqueçamos a ordem dos nomes, isso é o que menos importa...

*Pai e Mãe, sois realmente (apesar de nunca vos dizer, [talvez devesse mudar isso]) as pessoas mais importantes da minha vida. Não só pelas coisas materiais que me dão mas pela atenção que eu obtenho de vocês, porque há coisas muito mais importantes do que ter um carro, ou umas calças... Sempre me dizem 'a saúde em primeiro lugar' e por isso sou assim alegre bem disposta e cheia de vida!
*Helder, meu padrinho (de praxe), meu amigo......, és muito importante, estás realmente disponível, não esqueças que estou sempre aqui para o que for preciso... tu mais que ninguém o sabe, por isso não vale a pena estar aqui com grandes coisas, o que importa é que as saibas tu mesmo!
*Filipe, sempre foste e és aquela pessoa com quem pude e posso contar. Talvez sejas o irmão que eu nunca tive e apesar de ultimamente não estarmos tão juntos, sei que em ti posso confiar!
*Bárbara, minha madrinha fofa (de praxe) foste sem dúvida das melhores pessoas que conheci no ISMAI és a disponibilidade e a alegria em pessoa, conhecer-te tem sido sem dúvida muito bom!
*João, foste muito importante para mim na minha caminhada enquanto crismanda! Obrigada padrinho por me teres acompanhado no dia do meu Crisma.
*Cristina Vieira, que hei-de dizer sobre ti? que leiam o post anterior para saberem o que realmente significas!
*Catarina Lima, minha possuída! Adoro-te, adoro-te e adoro-te! Tinha que arranjar alguém parecido comigo, se não não tinha piada nenhuma... e Taizé espera-nos (espero eu :D)
* Chama, que dizer? O grupo é uma parte de mim, em cada actividade deixo um especial carinho que vale mais do que tudo o que possa dizer sobre o grupo... lá, aprendi muito, essencialmente a crescer... interiormente... fico grata a cada pessoa, mesmo, por tudo que de bom e menos bom lá passo.
*Diana Neves, a minha pig! Depois de 4 anos ainda continuamos (in)separáveis :D tu entendes o parenteses não é? És fantástica, obrigada por tudo, mesmo!
*TESG , saudades de representar, de estar em palco, de ser eu mesma, livre solta e louquinha! É o meu 'habitat' e tenho mesmo muita pena de não poder ter-vos comigo este ano... para 2010 quem sabe...
*Diogo Azevedo, o meu amigo fashion, obrigada por me contares tudo e essencialmente por confiares em mim! : D
*Isac, o que dizer de ti? Conheço-te desde o 1º ano, e desde então temos feito uma grande caminhada sempre juntos na escola, na catequese, no Chama... um amigo para a vida!
*Ana Isabel, apenas umas palavritas, que significam muito: És tão 'boua'! Tenho dito x)
*Tiago Daniel: TIIIIITAS! Sempre que ouvires este chamamento não fujas! Sou eu mesma que chama por ti! e sempre estarei aqui para te ouvir... nem que seja para as piadas secas!
*Diogo Cordeiro, contigo aprendi muito sabes... vales muito mais do que aquilo que julgas valer... O que tenho a dizer é que fui feliz contigo, mas a vida dá muitas voltas e há certas alturas em que apenas a amizade deve prevalecer, as coisas aprendidas contigo, como já disse um dia, vão ser usadas em prol da minha felicidade...
*Ondius Choquis, é claro que não me podia esquecer, conheci pessoas espectaculares nesta trupe...
*Inês Adrade, minha irmã de praxe! Agradeço-te do fundinho mesmo, porque 'és minha irmã... eu tomo conta de ti!"
*Inês Magalhães, és a menina calminha mais 'rebelde' que já conheci, só não te passes quando estiver ao pé de ti sim? :D
*Janine, uma palavra: PORCA! :P Pegar com o meu padrinho é o teu  (nosso) hobby favorito não? 'Porque me odeias?' Sem dúvida uma das nossas frases preferidas! Adoro-te!
*Prof Ana Catarino, atrás dessa armadura de ferro : D, sempre soube que estava um coraçãozinho muito bondoso ahahah, obrigada por cada carinho, atenção e essencialmente ensinamento... foi realmente muito importante!
*Prof. Dolores Garrido, por cada convite, por cada ajuda, e essencialmente amizade.
*Prof. Cecília Santos, esse francês não desgruda mesmo! :D Merci beaucoup por toutes les aides, l'amitié et sourtout pour les conseils!
*Ji, tinha que te destacar obviamente do grupo do TESG porque sempre foste com quem me dei melhor minha 'Matilde', tu mereces verdadeiramente esse papel (que ambas sempre quisemos)... ainda tenho esperança de um dia poder subir ao palco e começar... "Ensina-lhes que sejam valentes, para um dia virem a ser julgados por covardes..." Não penses que me esqueci do texto : D

Sei que não estão todos aqui, mas não é por não serem referidos que são menos importantes...
Espero que não só em 2010 mas pela vida fora possa contar convosco!


A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Para uma Amiga...

Cristina Vieira. Assim se chama ela. Como é que esta amizade começou?
Bom, nem eu sei... talvez ela saiba explicar quem sabe?
A verdade é que aos poucos, desde que entrei no Grupo Chama (e sempre que me lembro disso me orgulho) pude conhecer pessoas fantásticas. E a Cristina foi uma delas. Aos poucos fomo-nos conhecendo, umas boleias para aqui, uma conversa para acolá, e assim formou-se uma amizade que me deixa muitas vezes sem palavras porque os gestos transmitem muito aquilo que por vezes queremos dizer...
Sinto-me envergonhada por nunca ter escrito nada sobre ti, porque tu, és realmente alguém muito importante minha cara :)
E tenho assim que te agradecer por tudo, aquele tudo que tu sabes. Conversas, desabafos, tu estás sempre, e isso vale mais do que qualquer presente de Natal. E por falar em Natal.... outra vez obrigada :)
Desculpem-me todos os meus amigos, mas hoje o destaque vai para ti!
Todos os momentos vividos estão sempre presentes. A praia, os jantares, os carnavais, os aniversários, os bailaricos, os risos e os choros (sabes tão bem quanto eu do que falo não é?) (:
Vou guardar-te sempre aqui <3

Obrigada! É aquilo que te posso dizer!
É tão bom contar contigo! "Um amigo está lá, quando mais ninguém está", e tu... tu estás!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Papoilas Saltitantes

Não é preciso dizer nada... só para ti xD

Papoila Saltitante eheheh :P

Espera


Este poema apesar de já ter sido publicado há algum tempo é para o Samuel, pois é um dos seus favoritos, e a ele agradeço-lhe as visitas constantes e os elogios ao blog! Obrigada "Todo Cego"!


Horas, horas sem fim,
pesadas, fundas,
esperarei por ti
até que todas as coisas sejam mudas.

Até que uma pedra irrompa
e floresça.

Até que um pássaro me saia da garganta
e no silêncio desapareça.



                                                      Eugénio de Andrade
(AS MÃOS E OS FRUTOS)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sob o Vento

Tradução de uma música que eu adoro - Sous le vent
E se tu achas que estou com medo 
É falso
Eu dei férias ao meu coração
Um pouco de descanso.


E se tu achas que eu estava errado
Espera...
Respira um pouco o sopro de ouro
Que me puxa adiante 
E...


Faz como seu eu tivesse ido para o mar
Eu parti e icei a vela
E deslizei sob o vento


Faz como se eu tivesse deixado a terra
Eu encontrei a minha estrela
E segui-a por um momento


(Sob o vento)


E se tu achas que acabou
Jamais
É apenas uma pausa, um descanso
Após os perigos


E te tu achas que te esqueci
Escuta...
Abre o teu corpo aos ventos da noite
E fecha os olhos 
E...


Faz como seu eu tivesse ido para o mar
Eu parti e icei a vela
E deslizei sob o vento


Faz como se eu tivesse deixado a terra
Eu encontrei a minha estrela
E segui-a por um momento



(Sob o vento)


Tradução da música de Garou feat Celine Dion - "Sous le vent"

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Só um Natal

É com uma grande tristeza que deparo que algumas coisas se começam a desmoronar.
Falo da minha família. E o assunto vem à baila pois estamos em época natalícia, época essa, em que as famílias se reunem para juntas poderem celebrar o nascimento de Jesus, (se é que o fazem) ou simplesmente jantarem e trocarem uns presentes. Não censuro ninguém, eu própria troco as minhas prendas. No entanto não me esqueço do principal objectivo.
Este ano, contudo, e ao longo de quatro anos (desde que perdi o meu avô materno) que a família aos poucos parece dispersar. Uns porque vão à família do marido, uns porque estão à espera de ser convidados por fulaninho e sicraninho, outros porque são demasiado orgulhosos para perguntar onde vão realizar a consoada. Começo a acreditar que ele - o meu avô- era o pilar que mantinha a família unida.
Uma família que já teve não sei quantas pessoas à mesa, acaba por ficar com três. É realmente a minha família. Mas não a do Natal, aquela com a qual ria, jogava, trocava presentes e falávamos até às tantas da madrugada.
Agora é triste ver que já não se lembram dos primos, dos tios, dos avós, dos netos, dos irmãos...
É triste ver que não vão estar na mesa os bolinhos de bolina feitos pela tia N, ou o pão-de-ló da tia P...

Mas quem sabe, ainda sinta o 'cheirinho' natalício cá em casa... Nem que seja o das rabanadas e da aletria feitas pela minha mãe e a boa disposição do meu pai.
Afinal de contas... Natal é quando um Homem quiser.
Apesar de ser triste ver que estas coisas acontecem.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Não me esqueci

Apesar de tudo, eu não me esqueci do dia de hoje.
Lembro-me tão bem do dia de hoje à uns meses atrás... e da noite que nunca vou esquecer. Uma noite em que o silêncio não incomodava, as palavras não eram demais, os sorrisos era tudo o que importava. As estrelas estavam lá juntamente com o mar que se abria aos nossos pés. E o teu abraço aconchegante fez-me sentir a pessoa mais sortuda do mundo.
Hoje, porém, só quero que saibas que não me esqueci deste dia, que não me esqueço nunca.
Que não me esqueço de ti.




segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Há amor...



Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa

domingo, 13 de dezembro de 2009

Sentir? Sinta quem lê...

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

Se houve algum dia em que me apeteceu correr para ti e dizer-te o quão és para mim, esse dia é hoje. Vejo-me sozinha numa estrada sem fim, a correr sem chegar a lado algum... E vejo-te a ti lá ao fundo de braços abertos. Como tantas vezes corri, em sonhos de mistura com realidade. Não demores, não demores... é a única coisa que, mesmo não dizendo com palavras eu te peço. Aquela sensação de vazio que eu não gosto, que eu detesto, quer invadir-me as entranhas. Quer fazer-me chorar. Mas eu não vou deixar que ela entre. Não! Eu vou esperar com um sorriso tão aberto como da primeira vez, aquele que tu sabes, daquela manhã tão azul como a cor da minha camisola. O tempo que for preciso porque me és tão importante, e não chegam advérbios nem hipérboles nem adjectivos para te comparar. Não consigo deixar aqui o que significas, desculpa. Os gestos dizem muito mais que mil palavras. Sempre assim foi. Dou-te o que precisares, sempre sempre estarei aqui. Porque, embora não aches, tu dás muito mais daquilo que pensas. E esse olhar que eu adoro e é tão meu enche-me o coração de todas as vezes em que estás por perto. Gosto... de quando me falas nem que seja só com esse teu olhar.
E eu vou estar aqui a esperar-te. Prometo! Eu, tal como tu, também sei abrir os braços.

Je veux seulement que tu choisisses bien. <3

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vontades...

Ás vezes não nos dá assim, uma sensação de tristeza que nos invade e nem sequer sabemos explicar?
Sentir uma lágrima a correr pela cara e perguntar porquê?
Estranha sensação esta... quantas vezes não parecemos ter 14 anos? Aquela idade em que tudo é um desastre, tudo corre mal, chora-se por tudo e por nada, gritamos por tudo e por nada, e custa mais sorrir...
Essa idade absurda em que num momento somos as pessoas mais felizes do mundo e no momento seguinte apodera-se sobre nós uma nuvem negra, como aquelas dos desenhos animados com relâmpago e tudo... Ao menos as da realidade não nos chovem em cima nem relampejam, caso contrário, andaríamos molhados em dias soalheiros e constantemente queimados... que parvoíce.
Mas mesmo não tendo 14 anos, às vezes dá uma vontadinha assim, de chorar... como nos velhos tempos em que abstraídos de qualquer coisa, nos agarrávamos a eterna confidente almofada e chorávamos até fazermos de nós mesmos um farrapo... depois? Ligávamos ao melhor amigo contávamos os problemas e saíamos juntos para comer um gelado e esquecer as mágoas passageiras. A tristeza? Foi-se com a recordação dos 14 anos... hoje em dia, com a azafama em que se vive cada hora, cada minuto, não há tempo sequer para ela.










"Vontade de ser asas e voar..."