terça-feira, 20 de novembro de 2012

Catarina's

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez a tua rosa tão importante."

                                                                                                             Antoine de Saint-Exupèry
Petit Prince
Era um dia de praxe, como tantos outros dias de praxe. Ensolarado mas frio, ainda que do verão se tratasse.  Um manto preto pairava sobre o ar e misturava-se com linhas de muitas cores. Era a praxe livre. E lá no meio sem eu saber, estava a pessoa, que eu mal sabia, me ligaria por mais um ano a esta vida. O nome dela? O curso dela? Tudo igual a mim! Catarina de nome, com o sonho do jornalismo a brilhar nos enormes olhos azuis. Entrou na praxe mas não só... entrou dentro da vida de outra Catarina, provavelmente de muitas outras mais.
Ao olhar para ela, cada vez mais se parecia mais comigo... parecia que apenas o curso e o nome não chegavam, parecia ser preciso mais. As parecenças não tardaram em chegar mal abriu a boca. Gritava como alguém há 4 anos atrás, enquanto caloira. Gritava como eu. Puxava pelos colegas. Ria. Partilhava. Mais tarde confessa que entrou a medo para a praxe... mas ficou. Quem diria, a maneira como se envolveu tão depressa demonstrava tudo menos isso. Tal e qual alguém há 4 anos atrás. Um dia supreende-me, "Doutora, se pudesse escolher uma madrinha, era a si que escolhia." Espantada, disse-lhe que não podia, mas que podia fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para a ajudar. E assim tem sido. Hoje chama-me madrinha, apesar de não o poder ser. E eu chamo afilhada, com um orgulho imenso e com um brilho nos olhos, por ter encontrado uma Catarina como eu. Não é brincadeira, é verdade...na praxe, fazem-se amigos para a vida.



1 comentário:

  1. Quando li este texto nem queria acreditar que tinha perdido tempo com alguém tão novo na sua vida. É tão importante ter criado uma ligação que nem eu mesma sei quantificar. O que nos une é algo tão fora do normal que nunca pensei, nem mesmo quando pensava na palavra praxe, que iria encontrar algo assim. Confesso a magia e a admiração que tenho por si. Não só por ser uma pessoa mais velha, com mais experiência... mas também por ser uma Catarina igual a mim. Uma Catarina como eu me vejo daqui a uns anos.
    É tão parecida comigo, sorriso enooooorme. Como me dizem: "sorris com os dentes todos" a Madrinha é igual. Sempre de bom humor, mas claro sem esquecer aquele "poder" que tem por detrás do manto preto. Sempre com brincadeiras do tipo: "o quê Caloira? O que disseste??". É algo que nos une e eu penso que vai ser por muito, muito tempo.
    Imagine-se daqui a uns 10 anos a entrevistar-me... grande cena, não era?
    Obrigado por todo o apoio e por me ajudar tanto. Minha madrinha, estarei sempre aqui para tudo o que precisar porque sei que é recíproco.
    Catarina <3

    ResponderEliminar