terça-feira, 20 de novembro de 2012

E Depois do Adeus?

                E depois do adeus...
O mote até poderia ser do Paulo de Carvalho, cantor tão conhecido da nossa terra lusa. Mas não. Desta vez, o mote é a minha ESG. Não a ESG pintadinha e a cheirar a novo, de azulejos imaculados, essa não. Aquela outra, de portão verde lascado e paredes de vários tons de branco com grafitis mais ou menos espalhados um pouco por todo o lado. Aquela com cadeiras desordenadas e salas a cheirar a bafio para contrastar com o cheirinho a café, torradas e croissants do velho bar. Essa sim.
            Era bem verdade o que dizia a professora Ana Catarino, "Afinal a ESG marca".
            Ao longo de três anos de Ciências da Comunicação, no ISMAI, fui entrando, de quando em vez, naquela que foi a minha escola durante igualmente três anos. E fui revivendo momentos. Quando Fernando Pessoa se transformava ora em Alberto Caeiro e Álvaro de Campos, ora em Ricardo Reis... e às vezes, muito cansado, em Bernardo Soares; quando os intervalos eram preenchidos por correrias infinitas pela escadaria de pedra, que a senhora da limpeza insistia tanto em limpar em vão. E quando tudo nas aulas era motivo para a tão habitual converseta.
          De todas as vezes apetecia voltar atrás no tempo, chegar à  escola, atrasada sempre, descer as escadas a correr, num dia de sol ou de chuva, entrar pela porta da sala 42ª (se é que ainda existe) e dizer "Desculpe o atraso!" e de imediato abrir mochila, tirar os cadernos e os livros repletos de apontamentos importantes e rabiscos sem interesse algum.
           Neste momento a Escola Secudária de Gondomar, deambula às vezes pelas gavetas da minha imaginação e sorrio. Três anos é muito tempo, principalmente para simples jovens que acham que “há que viver a vida de uma só vez”. Depois de um secundário repleto de experiências e problemas próprios da adolescência, concentrei-me no meu sonho: o jornalismo. Três anos de reportagens, entrevistas e notícias, de câmaras e jornais por todo o lado, foram moldando a pessoa que agora sou. Hoje, ao procurar emprego como jornalista, recordo muitas vezes os bons velhos tempos da minha ESG antiga e o quanto eu lhe devo em relação ao que me tornei. Pelos professores, pelos funcionários, pelos colegas e pela amizade com todos eles.

                E depois do adeus? Fica a saudade dessa escola velhinha,  cheia de experiências vividas e tantas histórias para contar.
 
Fernando Pessoa e Heterónimos
 

Sem comentários:

Enviar um comentário