sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Lembrança

Porque foste naquele dia?
Naquele, tão marcante entre todos os dias marcantes... Foste assim, tão mal que estavas tu meu avô, quiseste partir porque a dor era demasiada. Mas naquele dia?
Eras a força que mantinha a família unida. E mesmo assim foste sem dar aviso. Eu compreendo-te, estavas cansado da longa viagem que é a vida e ainda por cima, tão doente. Trabalhaste tanto, deste tanto de ti. Desculpa não te ter escrito no teu dia, sempre fui um pouco descuidada, e tão traquina como tu me dizias tantas vezes "Pára quieta Catarina!" e eu continuava a brincar na sala e a saltar no soalho desalinhado da sala, já um pouco velho demais.
Deste muito de ti sabes bem, merecias descansar. Mas na verdade, agora que se passaram 4 anos sinto a tua falta. Tenho saudades tuas, entendes isso não entendes?
Eu sei que não podes voltar, e que estás sempre comigo, mas à medida que o tempo passa custa um pouquinho mais. É triste entrar em casa e não te ver a comer um bombom no sofá do canto a ver televisão. É triste ver que a ausência da tua voz se faz notar naquele lugar. Acho que nunca me habituei sabes? Sempre sinto a falta de alguma coisa. És tu.
Então, sento-me no sofá, o teu, o pequenino do canto, chego à vitrina (entre os protestos da minha mãe e a boa vontade da avó)e agarro um bombom. Desembrulho-o, lembro-me de ti, e depois meto-o na boca e deixo-o derreter.
Depois olho para a fotografia em que estás com a avó e penso na falta que fazes. Não só a mim mas a esta família que aos poucos parece que vai degradando. Eras o cimento em carne e osso da família. Nunca mais houve um Natal igual desde o que te foste embora... Nunca mais houve família reunida como antes. Como fazes falta avô!
Desculpa, o tempo tem sido escasso, mas um dia destes vou colocar-te lá uma luz. Mas mesmo que não visite aquela que desde à quatro anos é a tua nova casa, lembra-te, onde quer que estejas que a tua Neta, aquela à qual as últimas palavras que disseste foi "Está quieta Catarina", (ironia do destino) nunca, nunca se esquece de ti!

Um beijinho avô!

1 comentário:

  1. este teu desabafo de saudade fez me ver algumas coisas de outra maneira*
    obrigado amor*

    obrigado pela nossa amizade estar a crescer assim desta forma bunita e ao mesmo tempo tola,louca e de brincadeira sempre=D

    continua assim a escrever*

    kiss*

    T.Oliveira*

    ResponderEliminar