domingo, 27 de setembro de 2009

Uma aula diferente


Obrigada pelo carinho, pela amizade e por toda a confiança que tem vindo a depositar em mim ao longo destes anos.

Última aula da tarde de 6ª f. Estou com a turma 12º 8 na sala 23 da ESG. Batem à porta. Espreito e como não vejo ninguém pelo vidro rectangular da porta, aproximo-me e abro-a. Deparo com o sorriso aberto da Catarina. Fico muito contente.
Veio à escola e foi à sala de aula visitar-me.
Ao longo deste curto diálogo, a Catarina continua do lado de fora da sala. Convido-a para entrar. Apresento-a à turma. Digo que nunca foi minha aluna e explico que a empatia vem de várias actividades, em comum, ligadas à língua materna – representação, apresentação da Festa da Língua no Auditório Municipal, etc - em que a Catarina interveio com empenhamento e entusiasmo. Para além das peças que a vi representar.
Peço-lhe para falar um bocadinho dos autores que gostou de estudar no 12º ano.
Não sei se devido ao seu gosto pelo teatro, realça a peça Felizmente há luar de Luís Sttau Monteiro e o romance Memorial do Convento de José Saramago. Diz que adorou ler este livro, adorou a visita de estudo a Mafra, adorou ver a obra representada numa das salas do Palácio, mandado construir por D. João V – rei megalómano. E falou com entusiasmo da paixão de Baltazar e Blimunda.
Cá para mim, só fala assim quem está verdadeiramente apaixonado. Pela vida está de certeza, porque o sorriso da Catarina não engana.Refere também o exame de Português, no qual teve boa nota. Sugiro-lhe que fale um pouco das estratégias de estudo, porque a partilha de experiências é sempre útil e os alunos – em breve, porque o tempo passa muito depressa – também farão exames do 12º ano. Com responsabilidade, diz ter lido, na íntegra, as obras estudadas.
Sempre com alegria, fala da nova experiência na Faculdade, onde é caloira em dias de praxe.
Sobre todos os assuntos, a turma ouve-a, levanta questões, sente curiosidade… e a alguns apetece dizer: fica mais um pouco, Catarina, porque assim a aula acaba mais depressa.
Obrigada, Catarina, pela visita que mostra bem como a escola é importante na vida das pessoas: pelo que lá se aprende – dentro e fora da sala de aula – e pelos afectos partilhados.
Um beijinho e continua a construir/partilhar a felicidade.


Dolores Garrido
24 de Setembro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário