quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Só um Natal

É com uma grande tristeza que deparo que algumas coisas se começam a desmoronar.
Falo da minha família. E o assunto vem à baila pois estamos em época natalícia, época essa, em que as famílias se reunem para juntas poderem celebrar o nascimento de Jesus, (se é que o fazem) ou simplesmente jantarem e trocarem uns presentes. Não censuro ninguém, eu própria troco as minhas prendas. No entanto não me esqueço do principal objectivo.
Este ano, contudo, e ao longo de quatro anos (desde que perdi o meu avô materno) que a família aos poucos parece dispersar. Uns porque vão à família do marido, uns porque estão à espera de ser convidados por fulaninho e sicraninho, outros porque são demasiado orgulhosos para perguntar onde vão realizar a consoada. Começo a acreditar que ele - o meu avô- era o pilar que mantinha a família unida.
Uma família que já teve não sei quantas pessoas à mesa, acaba por ficar com três. É realmente a minha família. Mas não a do Natal, aquela com a qual ria, jogava, trocava presentes e falávamos até às tantas da madrugada.
Agora é triste ver que já não se lembram dos primos, dos tios, dos avós, dos netos, dos irmãos...
É triste ver que não vão estar na mesa os bolinhos de bolina feitos pela tia N, ou o pão-de-ló da tia P...

Mas quem sabe, ainda sinta o 'cheirinho' natalício cá em casa... Nem que seja o das rabanadas e da aletria feitas pela minha mãe e a boa disposição do meu pai.
Afinal de contas... Natal é quando um Homem quiser.
Apesar de ser triste ver que estas coisas acontecem.

2 comentários:

  1. a verdade eh q tudo acaba por acontecer por muito que nao queiramos..faz parte da atitude de muitos de nos dos quais nao podemos censurar..nao saberemos o dia de amanha...

    mas o q importa eh q tu saibas o significado desse dia e o vivas de acordo com aquilo em q acreditas...

    quanto ao comentario q deixaste no meu blog, eu sei bem q nao tavas amuada ...x)
    mas desta vez preferi mesmo nao falar..ate pq ainda nao tou mt bem... e acho q o melhor e mesmo ficar calada....desculpa..
    mas no entanto, obrigada pelo q dissest..eh bom saber disso :D
    pipoquiiiinha x)

    ResponderEliminar